Você sabe como usar o PVC? Descubra como aplicar esse material de construção nas suas obras.
O PVC é um material de construção muito versátil e com uma alta competitividade financeira, por isso, ele conquistou uma grande parcela do mercado brasileiro. O policloreto de vinila (PVC) é o segundo termoplástico mais popular em todo o mundo, atrás do polietileno (PE).
Porém, o PVC pode ser considerado o plástico mais versátil de todos. Uma vez que ele possui inúmeras aplicações e é obtido a partir de 57% de cloro, proveniente do cloreto de sódio e 43% de insumos provenientes de fontes não renováveis, como o petróleo ou o gás natural, o que dá a ele uma longa durabilidade.
O PVC tem sido uma tendência na composição de produtos destinados às mais diversas aplicações no setor da construção civil, como já falamos. Com o material como elemento principal, podem ser fabricados: pisos, conexões, esquadrias, forros, entre outros…
Vamos entender um pouco sobre o uso desse material nos produtos:
Os pisos de PVC, ou pisos de vinílico, são compostos de PVC, minerais e aditivos, que podem vir em placas, réguas ou mantas. Esse é um piso leve, aplicado preferencialmente sobre contrapiso liso, normalmente com uma cola específica para isso.
Já as conexões de PVC são indicadas especialmente para a condução de água fria, existem dois tipos de conexões hidráulicas feitas com PVC:
- Soldável: usa adesivo e uma solução limpadora para juntar os tubos as conexões;
- Roscável: os pontos dos tubos são rosqueados por uma tarraxa e unidos às conexões com uma fita veda-rosca.
Existe também o CPVC, esse é um policloreto de vinila clorado mais resistente que o PVC comum, e é mais indicado para aguentar as temperaturas mais extremas – sejam elas muito quentes ou frias.
Essas são apenas algumas das aplicações desse material construtivo presente no mercado. Agora que você já conhece um pouco mais, vamos entender o papel dentro da construção civil. Acompanhe:
PVC na construção civil
O PVC é o termoplástico mais utilizado na construção civil: da produção total, 65% é destinado para esse setor. O segmento de tubos e conexões é o grande consumidor de resina de PVC, seguido de fios, cabos e perfis.
E o seu crescimento não para por aí, nem o seu reconhecimento. Em alguns países europeus, os caixilhos de PVC são muito usados, principalmente pelo seu ótimo desempenho termo-acústico.
Além disso, a construção civil tem caminhado para o reaproveitamento de materiais de construção e estruturas, em menores ou zero desperdício, otimizando o tempo e melhorando a produtividade das construtoras e empresas do setor da construção.
Uma característica importante e sustentável do PVC é que ele é praticamente todo reciclável, contando com um grande avanço tecnológico nos últimos anos para eliminar o ressecamento e o amarelamento causados pelos raios ultravioleta, decorrentes do sol.
Ele também tem uma boa estabilidade dimensional e é resistente à corrosão e à maresia. Por outro lado, tem uma baixa resistência mecânica se compararmos com elementos metálicos, isso restringe a sua utilização quando a resistência mecânica é um dos requisitos mais importantes para o desempenho da construção, como estruturas curvas ou vencer grandes vãos.
Por fim, também é necessário pensar nas questões estéticas, que são mais difíceis de parametrizar quando comparamos com outros aspectos como desempenho e durabilidade, mas precisam ser levados em consideração em um bom projeto de arquitetura.
Leia também:
Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica – Obra Prima
Utilização de PVC na construção civil
Já falamos alguns casos que cabe o uso do PVC na construção civil, mas vamos entender melhor quando esse material de construção pode ser escolhido.
Lembra que falamos do desempenho termo-acústico? Conheça as janelas de PVC! Elas são um exemplo interessante. Essas janelas são muito usadas na Inglaterra e na Alemanha, e têm perfis mais robustos e podem receber vidros duplos. No Brasil, as construtoras não produzem há muito tempo essas janelas, e os arquitetos ainda estão conhecendo o produto.
Essas janelas não são vendidas pelo seu preço, mas sim pelo conceito de grande conforto térmico e acústico que proporcionam para o ambiente em que estão inseridas.
Outro exemplo da utilização de PVC na construção civil são as esquadrias de PVC. Essas esquadrias, quando comparamos com as de alumínio são duas soluções recicláveis, mas derivadas de indústrias que precisam de muito cuidado com a questão de substâncias que podem ser prejudiciais à saúde dos colaboradores durante a sua produção.
O que diferencia o impacto no meio ambiente vai ser a quantidade de energia incorporada ao longo do processo de fabricação deste material.
Esses são apenas dois exemplos do uso de PVC no mercado, existem muitos outros. Por isso, é muito importante para as construtoras se manterem atualizadas e buscando novas soluções para apresentar para os clientes na hora de fechar novos projetos.