Entenda o que é o financiamento de material de construção para tomar decisões informadas ao buscar recursos financeiros para projetos de construção.
O financiamento de material de construção é um tipo de linha de crédito ideal para quem deseja reformar o imóvel ou quer adquirir um terreno para construir uma casa. Geralmente, as instituições financiam até 80% do custo total da reforma ou construção.
Mas, é importante destacar que a mão de obra não está inclusa no valor. A melhor solução aqui é que o tomador se planeje para que o financiamento de material de construção seja bem aproveitado.
Outro fator fundamental desse tipo de crédito é que o prazo para o pagamento costuma ser mais extenso, podendo chegar em até 35 anos. Porém, essa característica vai depender da instituição financeira.
Essa é uma ótima maneira de tornar projetos residenciais ou comerciais mais viáveis e acessíveis!
Qual é a diferença entre financiamento e empréstimo?
A principal diferença entre o financiamento e o empréstimo é que, no caso do primeiro, o tomador tem uma finalidade determinada para a utilização do dinheiro. Isso já não é verdade com o empréstimo, uma vez que o tomador não precisa comprovar onde o valor será utilizado.
Tanto no empréstimo quanto no financiamento, é importante ter cuidado para não cair em armadilhas. Então, é primordial sempre comparar as condições de cada uma das modalidades de crédito antes de fechar negócio.
Para quem precisa de crédito para construir ou reformar, a melhor solução é sempre realizar um planejamento financeiro. Dessa forma, fica mais fácil assegurar o pagamento das parcelas até o fim do contrato estabelecido.
Antes de escolher, faça uma pesquisa sobre o funcionamento do empréstimo e do financiamento de materiais de construção.
Requisitos para solicitar um financiamento de obras
A melhor maneira de conseguir um financiamento de material de construção é entrar em contato com o seu banco e entender as modalidades disponíveis. De forma geral, os principais requisitos para crédito para obras são:
- ser maior de 18 anos ou emancipado com 16 anos completos;
- ter cidadania ou visto permanente brasileiro;
- apresentar garantias financeiras;
- não comprometer mais de 30% da renda familiar com as parcelas;
- não ter o nome negativado em agências de análise de crédito;
- não ter outro financiamento em andamento sob a mesma titularidade.
Como financiar material de construção?
Atualmente, diversas empresas oferecem o financiamento de material de construção. Você pode contratar em cooperativas, bancos, fintechs e em lojas especializadas nisso. Cada organização tem taxa de juros, prazos de pagamento e de uso próprios e, assim, as vantagens podem variar bastante de uma para outra.
Para entender como fazer um financiamento de materiais de construção, você precisa conhecer quem oferece o serviço e as especificações de cada um. Entre as principais instituições do país disponíveis podemos destacar: Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil, Bradesco, Santander, Creditas, Sicredi, lojas de construção, etc.
Passo a passo para fazer a solicitação de crédito
Para fazer a solicitação de crédito para o seu financiamento, acompanhe o passo a passo:
Pesquisa
O primeiro passo para fazer a solicitação de crédito é a pesquisa: avalie todas as instituições que disponibilizam esse tipo de serviço, analise as suas ofertas e quais delas têm as melhores condições, como a taxa de juros mais baixa e os prazos de pagamentos mais extensos.
Entre em contato
O segundo passo é entrar em contato com a instituição para analisar a proposta e fazer a entrega dos documentos necessários. Essa etapa é importante, porque é a partir daí que os bancos iniciam o processo de avaliação de crédito.
Análise do crédito
O banco ou a instituição vai começar a análise do crédito para entender se o perfil do consumidor está apto para conseguir o financiamento. Nesta etapa, é primordial que o solicitante entregue todos os documentos necessários. Além disso, as empresas costumam avaliar o score, que precisa estar acima da pontuação média.
Proposta e contrato
Caso seja aprovado, o financiamento entra em sua última fase: a proposta para o consumidor e assinatura do contrato. Se a oferta for interessante, é hora de assinar o contrato e fechar o negócio. Mas é fundamental avaliar o Custo Efetivo Total (CET) do crédito antes de finalizar.
Acompanhe o setor da construção civil!
Agora que você aprendeu sobre financiamento de material de construção, pode avaliar qual é a melhor solução para o seu caso! Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Play.