Descubra a importância e os benefícios da reutilização de materiais de construção!
A reutilização de materiais de construção é a transformação de resíduos de obras, normalmente encarados como entulhos e caliça, em produtos comerciais que possam ser utilizados novamente. Afinal, é possível criar oportunidades de reciclagem e reuso que se traduzam em sustentabilidade ambiental e social.
Quase todos os serviços e atividades realizadas no setor da construção civil produzem entulhos e resíduos. Isto se deve ao alto índice de perdas durante o processo construtivo e à falta de uma cultura de reutilização e reciclagem no Brasil.
No país, em média 50% de todo o material desperdiçado é depositado sem critérios em aterros sanitários ou lixões, o que representa cerca de 850 mil toneladas de entulho por mês.
A prática de reciclagem e reuso pode ser vista como uma viabilidade econômica para revenda desses materiais. Além disso, outra destinação é servir de sub-base para pavimentos de vias de menor tráfego e em aterros sanitários para a conservação das entradas.
Vantagens e desvantagens do reaproveitamento de materiais de construção
O reaproveitamento de materiais de construção é uma prática que envolve a coleta, recuperação e reutilização de materiais de construção, seja de estruturas antigas ou de resíduos de construção, com o intuito de diminuir desperdícios e minimizar o impacto ambiental do setor da construção. Como qualquer prática ela apresenta vantagens e desvantagens, confira a seguir:
Vantagens do reaproveitamento:
- Redução de resíduos: o reaproveitamento reduz a quantidade de resíduos sólidos gerados por obras de construção, diminuindo a pressão sobre os aterros sanitários e ajudando a reduzir o impacto ambiental;
- Economia financeira: a reutilização de materiais pode diminuir os custos de construção, já que os produtos reciclados frequentemente são mais acessíveis que os novos;
- Promoção da sustentabilidade: o reaproveitamento é uma prática sustentável que ajuda a atender às metas ambientais e promover uma imagem de responsabilidade ambiental para as empreiteiras e construtoras;
- Incentivo à inovação: a prática do reaproveitamento pode incentivar a inovação no desenvolvimento de novos métodos e tecnologias para a recuperação dos materiais.
Essas são algumas das vantagens de reutilizar materiais de construção. Agora, vamos conhecer algumas desvantagens, acompanhe:
Desvantagens do reaproveitamento:
- Limitação de qualidade: os materiais recuperados podem não atender aos padrões de qualidade necessários para alguns projetos, o que pode restringir a sua aplicação;
- Limitações de disponibilidade: em algumas regiões, pode haver a falta de materiais recuperados, tornando mais difícil a sua obtenção em maiores quantidades;
- Rejeição do mercado: alguns clientes demonstram relutância em utilizar materiais recuperados devido à preocupação com durabilidade e qualidade.
- Requer conhecimento específico: o reaproveitamento exige conhecimento técnico para determinar a adequação dos materiais e as técnicas de recuperação.
Materiais de construção fáceis de reciclar
Agora que você conhece as vantagens e desvantagens de reciclar materiais de construção, descubra quais são algumas opções de insumos facilmente reutilizáveis.
- Aço
Transforma-se infinitas vezes em um novo material sem perder a sua qualidade. Ao ser reciclado, o consumo de energia elétrica chega a ser 80% menor para a produção de uma nova peça, provocando um menor impacto ambiental e evitando a extração de matéria-prima.
- Concreto
A reciclagem do concreto possibilita a reutilização de escombros, além de diminuir os custos de construção. Para a reciclagem do concreto endurecido, se usa um britador especial para essa finalidade, que produz o conhecido “agregado reciclado”.
- Madeira
Utilizar as “madeiras de demolição” é algo muito popular. Madeiras chegam a durar centenas de anos, se conservadas da maneira correta. Além disso, peças estruturais e grandes podem transformar-se em ripas para fabricar outros artefatos, como caixotes, pallets ou suportes para diversos fins.
- Gesso
A reciclagem do gesso na construção civil é viável, mas é um material que se destratado de maneira incorreta, pode emitir gás sulfídrico, que é altamente tóxico e inflamável, além de contaminar o solo e os lençóis freáticos. Porém, se enviado para as empresas certas é possível manter as mesmas características mecânicas e físicas do gesso convencional, com um custo relativamente baixo.
Leia também:
Construção Sustentável: materiais eco-friendly e soluções para uma obra mais verde
Reutilizar materiais de construção é fundamental para o futuro do meio ambiente e da sua empresa
Atualmente, as pessoas estão buscando cada vez mais soluções ecológicas e que estão alinhadas com o meio ambiente. Por isso, é fundamental para o seu negócio oferecer produtos e serviços alinhados com essa tendência!
Se você gostou desse conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Play!