Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

O que é patrimônio material e como entendê-lo 

Você sabe o que é patrimônio material? Entenda melhor o conceito e a importância! 

O patrimônio material é o conjunto de bens físicos que compõem o patrimônio histórico-cultural. Trata-se do grupo de estruturas, obras, elementos concretos e espaços cujo valor histórico, social e cultural faz da preservação dele um interesse nacional. 

Para realmente entender o que é o patrimônio material, primeiro, é preciso compreender o que representa o Patrimônio Cultural, uma vez que os dois termos estão diretamente relacionados.

De forma geral, o Patrimônio Cultural pode ser definido como uma reunião de todos os tipos de manifestações de algo que faça parte da cultura de um povo. Assim, pode ser dividido em duas categorias: o material e o imaterial. Aqui, vamos falar principalmente do primeiro: o material. 

Ambos têm uma ligação direta com a ideia de identidade cultural, que é de suma importância para compreender melhor o Patrimônio Material. Além disso, também é crucial entender que a cultura está muito relacionada com diversos aspectos diferentes, indo desde crenças a arte. 

Neste sentido, podemos englobar os mais diversos elementos, imóveis ou móveis, como: 

  • livros;
  • pinturas;
  • monumentos;
  • sítios arqueológicos e paisagísticos;
  • documentos e arquivos históricos;
  • núcleos urbanos;
  • parques naturais;
  • acervos cinematográficos, fotográficos e outros acervos museológicos;
  • cidades;
  • prédios e construções históricas. 

A definição de Patrimônio Material consta no Decreto-Lei n° 25/1937, que destaca que estes são formados pelo conjunto dos bens culturais, imóveis e móveis, como já falamos, que existem no país e contam com uma conservação feita por parte do interesse público.

Dessa forma, vale destacar que a sua vinculação está relacionada com fatos memoráveis que fazem parte da história brasileira devido ao valor etnográfico, arqueológico, artístico ou bibliográfico.

Tipos de Patrimônio Material

O Patrimônio Material pode ser classificado em diversas categorias, cada uma com características específicas que refletem diferentes aspectos do ambiente e da cultura do Brasil. Entre as principais podemos destacar: 

  1. Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico;
  2. Patrimônio Cultural Imaterial;
  3. Patrimônio Natural.

Então entenda melhor cada um deles a seguir: 

  1. Patrimônio Arquitetônico e Urbanístico

Refere-se a construções e espaços urbanos que têm valor artístico, histórico, cultural ou social. Por exemplo: edificações, monumentos e espaços públicos. 

  1. Patrimônio Cultural Imaterial

Compreende práticas, expressões, representações, técnicas e conhecimentos que os grupos, as comunidades e, em alguns casos, indivíduos reconhecem como parte do seu patrimônio cultural.

O Patrimônio Imaterial, de maneira resumida, é tudo aquilo que está relacionado com as tradições, costumes, cultura e práticas da região. Entre os exemplos de Patrimônio Cultural Imaterial, podemos destacar: tradições, manifestações artísticas e conhecimentos tradicionais. 

  1. Patrimônio Natural

Inclui formações geológicas, paisagens, habitats de espécies de fauna e flora, e outras características naturais que têm valor científico, estético, cultural ou conservacionista. Por exemplo: áreas protegidas e paisagens culturais. 

Órgão responsável pela preservação do patrimônio no Brasil

No Brasil, o Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) é responsável por gerir o patrimônio cultural. O órgão remonta à Inspetoria de Monumentos Nacionais (IMN), criada durante o governo Getúlio Vargas para impedir a remoção de artefatos históricos do Brasil. 

Com o tempo, o escopo de ação cresceu e tornou-se bem mais abrangente. Atualmente, a ação do órgão permite a preservação do patrimônio e impede a destruição dele. Entre as principais ações do instituto estão a chancela e o tombamento. 

A importância de preservar o patrimônio material

Por fim, preservar o patrimônio material é fundamental para manter a identidade cultural, o legado arquitetônico e a memória histórica de uma comunidade. Além de promover a educação e o turismo, a preservação contribui para a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico, garantindo que as próximas gerações possam apreciar e aprender. 
Gostou desse conteúdo? Então acompanhe mais no blog do Obra Play!

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários