O novo prédio mais alto do Brasil está em Camboriú e tem 290 metros! Descubra as razões, desafios e conquistas arquitetônicas por trás dessa construção.
Em termos de tamanho absoluto, considera-se o One Tower como prédio mais alto do Brasil. O gigante está localizado na Barra Sul, um dos mais badalados e nobres de Balneário Camboriú, no litoral norte de Santa Catarina.
No Brasil, temos vários gigantes de concreto que disputam a posição de mais alto até mesmo da América Latina. O Yachthouse by Pininfarina, onde o jogador Neymar tem uma cobertura com mais de 420 m² de área, é o empreendimento de torres gêmeas residenciais mais alto do país e também do lado sul da América.
Mas, em medida absoluta, considera-se o One Tower o maior arranha-céu já construído no país, título esse que provavelmente vai permanecer por muito tempo com o gigante da FG EmpreendimentosFG Empreendimentos já que não é uma tarefa simples bater os 290 metros de altura e oitenta e quatro pavimentos. Desses, setenta são habitáveis.
Além disso, reservaram-se quatro andares para área de lazer. E, segundo a construtora, esses vinte ambientes fazem do prédio também a área de lazer mais alta das Américas.
Razões para a construção
Para concretizar o projeto, a empresa investiu aproximadamente R$650 milhões. Com o crescimento da região e um dos metros quadrados mais caros do Brasil, o valor atual dos apartamentos está, em média, R$ 12 milhões. Ou seja, uma das motivações da construção desse gigante foi econômica.
Além disso, considera-se o município de Balneário Camboriú a “capital” dos edifícios mais altos do Brasil. Dos vários empreendimentos do tipo arranha-céu, seis estão entre os dez mais altos no território brasileiro. Isso atrai turistas e aquece o mercado imobiliário.
Desafios da construção do prédio mais alto do Brasil
Além do valor, o prédio também reúne outros dados gigantescos. Na construção usaram-se mais de 5 mil toneladas de contrapiso e reboco, 9 mil toneladas de aço e quase 25 mil metros cúbicos de concreto. São mais de 52,7 metros quadrados de área construída e mais de 2 mil trabalhadores.
Por fim, outros desafios que apareceram durante a construção do prédio mais alto do Brasil foram os ventos fortes, a construção das fundações para garantir a segurança e sucesso do projeto, a tecnologia de elaboração para criar algo tão grande, entre muitos outros.
Impacto no cenário urbano
Mesmo sendo conhecida como a cidade dos arranha-céus, Balneário Camboriú tem 45,214km² de extensão, é a segunda menor cidade do Estado, de acordo com o Instituto da Geografia e Estatística (IBGE), ela fica atrás apenas de Bombinhas, que tem 35,143².
Devido ao território, os prédios estão se tornando cada vez mais altos. No entanto, essa arquitetura verticalizada pode trazer consequências e devem ser pensadas pelos gestores públicos.
Como a cidade é bastante usada por proprietários basicamente nas épocas de temporada, o foco em um turismo de classe alta pode trazer impacto no preço médio das moradias regulares e no custo de vida do cidadão que mora e trabalha na cidade durante todo o ano.
Curiosidades sobre o prédio mais alto do Brasil
Quer saber mais sobre o prédio mais alto do Brasil? Então confira aqui as cinco curiosidades que separamos:
- É o edifício mais alto do Brasil, entre todas as categorias, e o maior residencial da América Latina;
- A construção integra o projeto de transformar o skyline, ou linha do horizonte, de Balneário Camboriú;
- É o 32° prédio residencial mais alto do mundo;
- 2 mil trabalhadores se dedicaram à realização e entrega dessa construção;
- Os elevadores desse empreendimento percorrem o prédio em menos de 1 minuto.
Gostou do conteúdo? Então, para ficar por dentro das novidades do setor da construção civil e ter acesso a muitas dicas, acompanhe o blog do Obra Play.