Entenda as principais diferenças entre mármore e granito. Conheça as características e vantagens de cada material.
Por possuírem aparência semelhante, muitos confundem o mármore e o granito, principalmente quando utilizam os dois para elevar a estética do ambiente. Esses materiais são similares, mas têm diferenças não só na composição, como também no uso.
Chegou a hora de acabar com as dúvidas e entender a diferença entre os dois! Afinal, escolher os materiais certos é fundamental para uma construção e decoração de sucesso.
Mármore e granito são aqueles materiais que elevam a estética e a sofisticação de qualquer ambiente e é quase presença obrigatória em um projeto arquitetônico ou na decoração de interiores. Isso porque eles garantem a exclusividade do resultado, uma vez que cada pedra natural tem o desenho único e próprio.
Os dois disputam entre si nos quesitos de versatilidade e beleza, mas se diferenciam nos quesitos de porosidade e resistência, além do elemento visual.
A diferença entre mármore e granito
O mármore é uma rocha natural derivada do dolomita e calcário, composta por minerais de calcita expostos a altas temperaturas, geralmente encontrada perto de regiões que sofreram atividade vulcânicas ou perto dos próprios vulcões.
O mármore que conhecemos é gerado por um processo de pressão e aquecimento da rocha no interior da terra ao longo de milhares de anos.
Já o granito é um tipo de rocha produzida pela ação do fogo e formada pelos minerais mica, feldspato e quartzo. Ao contrário do mármore, que resulta do aquecimento da rocha, o granito é formado a partir do resfriamento do magma.
Essa é a principal diferença na formação de mármore e granito que, na prática, vai impactar a resistência das pedras.
Leia também:
Os diferentes tipos de Mármore na Decoração
Características físicas e naturais: mármore e granito
O mármore tem uma coloração mais uniforme, com menos brilho, é mais poroso e têm veios mais definidos. Por ser mais poroso que o granito, pode sofrer com manchas e absorver gordura mais facilmente.
Resistência, durabilidade e manchas
O mármore apresenta dureza 3 na escala mohs, que mede de 1 (materiais menos resistentes) até o 10 (materiais mais resistentes) o nível de dureza dos materiais naturais.
Já o granito, composto por quartzo, feldspato e mica, apresenta dureza entre o 6 e o 7 na mesma escala. Ou seja, é mais resistente e dura que o mármore.
Isso quer dizer que o granito é muito mais difícil de riscar, rachar ou trincar do que o mármore. Por isso, utiliza-se em revestimentos como a pia da cozinha, por exemplo.
Em relação às manchas, o mármore é menos resistente e mais poroso em comparação com o granito. Isso o torna mais suscetível a manchar mais e absorver gordura com maior facilidade, como já explicamos anteriormente.
Composição
Na composição, a pedra do granito tem tons mesclados e menos uniformes que o mármore. Já o mármore varia muito de acordo com os minérios presentes, podendo ser predominantemente acinzentado, branco, de coloração creme com veios escuros, pretas e esverdeados.
Absorção da água
No quesito absorção da água, o granito leva vantagem, uma vez que ele é completamente impermeável e não absorve umidade alguma, e dificilmente corre risco de manchar.
Por ter uma composição de material mais poroso, o mármore é mais propenso a ter manchas e a absorver água e gordura.
Aparência
A aparência do granito é menos uniforme e mais mesclada que o mármore, que apresenta uma superfície mais lisa e uniforme.
Escolha certo!
Agora que você entendeu as principais diferenças entre mármore e granito, vai ficar muito mais fácil escolher a pedra certa no próximo projeto. Quer ter acesso a mais conteúdos exclusivos? Acompanhe o blog do Obra Play >>!