Confira as dicas que preparamos sobre como fazer o gerenciamento de fornecedores na construção civil!
A gestão de fornecedores na construção civil é um processo que estuda, avalia e administra as empresas que fornecem equipamentos, materiais ou serviços. Além disso, seu objetivo principal sempre será encontrar os melhores parceiros para garantir um bom desempenho da obra.
As falhas no gerenciamento de fornecedores podem causar diversas dificuldades para as construtoras a curto, médio e longo prazos. Entre elas, podemos destacar:
- Atrasos nas entregas e comprometimento de cronogramas;
- Perda da qualidade, manifestações patológicas e altos custos com assistência técnica;
- Prejuízos financeiros decorrentes e gastos e desperdícios desnecessários;
- Perda da produtividade devido a paralisações e desperdício nas horas trabalhadas;
- Danos à imagem da empresa e riscos à sustentabilidade da empresa no mercado.
3 dicas de como escolher um bom fornecedor
Então agora que você sabe como fazer um gerenciamento de fornecedores ruins pode trazer prejuízos para a sua empresa, descubra como escolher um bom parceiro, acompanhe a seguir:
- Verificar certificações
Essa etapa pode entrar na homologação ou na qualificação, uma vez que algumas são específicas para atender a programas que vão além dos requisitos legais e básicos. Um exemplo disso são as certificações de qualidade e sustentabilidade. Afinal, quando uma empresa deseja obter determinado selo, ela também precisa priorizar os fornecedores certificados.
- Escolher fornecedores com credibilidade no mercado
A credibilidade no mercado promove uma maior segurança na situação da empresa e na relação com os seus clientes. Afinal, quando esse vínculo é abalado de alguma maneira, os compradores não negociam mais, prejudicando a saúde financeira.
Leia também:
4 critérios de avaliação de fornecedores de materiais de construção
- Fazer cotações de preço
Outra forma de realizar o gerenciamento de fornecedores é fazer uma cotação de preço e descobrir quais oferecem as melhores vantagens em relação a preços, opções de pagamento, soluções na entrega, etc.
Leia também:
Conheça o comparativo de cotação de fornecedores
Dica Extra: conheça o Obra Play!
O Obra Play te ajuda na hora de escolher e fazer o gerenciamento dos fornecedores da construção civil. Além disso, na nossa plataforma, você encontra as melhores oportunidades, faz diversas cotações e ainda consegue acessar a opinião de clientes em relação a empresa. Para saber mais, clique aqui.
Riscos da gestão de fornecedores
Dos riscos mais importantes para a gestão de fornecedores, os três que mais se destacam e, por isso, precisam de uma maior atenção, são:
- Mão de obra terceirizada
Os trabalhadores terceirizados trazem a imagem da empresa para a qual trabalham originalmente. Afinal, dependendo de como é a visão desta organização no mercado, a contratante pode ter impactos negativos ou positivos.
Ou seja, se o nome da terceirizada estiver relacionado à manipulação de resultados ESG, práticas ilegais, há grandes chances de o nome do seu negócio se vincular a essas práticas. Isso tende a levar ao comprometimento do relacionamento com investidores, clientes e outros fornecedores.
- Trabalhistas passivos
Os riscos trabalhistas passivos são aqueles que afetam de maneira direta o cumprimento das leis voltadas para o setor, por exemplo:
- exigência do cumprimento de horas extras;
- não fornecimento de equipamentos de segurança individual (EPIs);
- descumprimento do intervalo de descanso exigido.
Uma boa gestão de fornecedores precisa assegurar que esse problemas não vão acontecer.
- Saúde e segurança do trabalho dos terceiros comprometida
É fundamental que durante o gerenciamento de fornecedores o cuidado com a saúde e segurança dos terceirizados seja considerado e garantido. Afinal, a falta de treinamento adequado e o não fornecimento de EPIs, são apenas dois exemplos de ações que podem gerar acidentes de trabalho.
O gerenciamento de fornecedores eficiente precisa incluir a fiscalização de pontos como esses, os quais podem ser levados em consideração critérios de avaliação de performance desses parceiros.
Como o Obra Play pode contribuir para a redução dos riscos?
A plataforma do Obra Play pode contribuir para a redução dos riscos de diversas maneiras, como por exemplo:
- Oferecer fornecedores bem selecionados e confiáveis;
- Feedbacks disponíveis na plataforma;
- Dispor de visualização de notas do fornecedor.
Além disso, no portal é possível negociar diretamente com o fornecedor, oferecer uma lista de materiais padronizada e fazer a cotação com diversas empresas ao mesmo tempo.
Se você gostou e quer entender melhor como funciona, acesse o nosso site. E para conferir mais conteúdos como este, acompanhe o nosso blog.