Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.

Ferramentas para engenheiros civis: saiba quais são indispensáveis

Confira a seleção das tecnologias e ferramentas para engenheiros civis que são fundamentais para otimizar a eficiência, precisão e inovação do trabalho. 

As ferramentas para engenheiros civis são essenciais para fazer algumas atividades e tarefas. Desde a fundação até o acabamento, elas auxiliam na execução da obra e na entrega de melhores resultados finais. 

Existem as clássicas como, por exemplo: 

  • Trena: é uma fita métrica flexível usada para medir distâncias. Ela tem diversos tipos, como as de aço, de laser e fita. É um equipamento prático, capaz de fazer a medição de elementos físicos e áreas quadradas;
  • Esquadro: ferramenta de medição muito importante para a rotina, porque permite a verificação dos ângulos de construção. 
  • Prumo: usado em conjunto com o esquadro para avaliar se as colunas e as paredes estão construídas de maneira adequada a um ângulo de 90°. Funciona a partir de uma base de referência e um peso de metal.   

Esses instrumentos continuam sendo fundamentais no dia a dia da construção civil, assim como os EPIs, que garantem a segurança e são imprescindíveis, podemos citar: luvas, óculos de proteção, capacete, bota de segurança com bico de aço, etc. 

Embora essas ferramentas ainda sejam muito importantes para a rotina, hoje em dia, a tecnologia e a inovação já avançaram e o mercado disponibiliza outros instrumentos para o controle e qualidade em obras, como o software de gerenciamento de projetos

Os softwares podem ajudar a desenvolver projetos e a conduzir a gestão de obras de uma incorporadora ou construtora, além de otimizar a precisão e o controle de atividades, diminuindo os custos sem comprometer a qualidade. 

Existem diversas ferramentas no mercado, com finalidades e funções diferentes. Por isso, os profissionais precisam sempre se manter atualizados e informações. 

Conheça o Obra Prima

Um dos softwares de gestão de obras ideal para pequenas e médias construtoras é o Obra Prima. Afinal, é um sistema completo, nas versões web e app e tem o intuito de otimizar os recursos e o tempo da construtora, além de melhorar o controle financeiro e fazer o monitoramento em tempo real desde o projeto inicial até a entrega da obra. 

Com o Obra Prima, você tem uma visão completa da sua empresa em qualquer lugar e pode trocar as planilhas e controles manuais por um sistema integrado e simples de usar.

Tendências tecnológicas

Além dos softwares de gestão de obras, existem outras tecnologias que estão se tornando cada vez mais importantes na construção civil, como: 

  1. Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é muito usada para fazer a análise de grandes quantidades de dados, proporcionando insights valiosos para uma tomada de decisão mais assertiva. Na construção civil, isso pode incluir a otimização de processos, a previsão de custos e a identificação de padrões em projetos. 

  1. Realidade Aumentada

A Realidade Aumentada (RA), permite sobrepor informações digitais ao ambiente físico, simplificando a visualização de projetos em tempo real. Construtores e arquitetos, por exemplo, podem enxergar melhor com os modelos 3D nos canteiros de obras utilizando essa ferramenta em dispositivos móveis. 

  1. Drones

Na construção civil, os drones são usados para fazer o levantamento topográfico de maneira mais precisa e rápida, além de realizar inspeções e monitoramento da evolução dos projetos. 

  1. BIM

A Modelagem de Informações da Construção (BIM), proporciona uma colaboração mais eficiente, envolvendo a criação e gestão de informações digitais sobre uma construção durante todo o ciclo de vida. Além disso, permite a simulação de vários cenários e análises, como a eficiência energética de um edifício, antes mesmo de começar a obra. 

Comece a usar!

Já conhecia essas ferramentas para engenheiros civis? Elas são muito importantes para o dia a dia na construção civil. Se você gostou deste conteúdo, acompanhe o blog do Obra Play e tenha acesso a mais como este. 

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários