Quer descobrir como gerenciar e organizar o estoque de uma loja de materiais de construção? Confira as dez dicas que preparamos para você.
O armazenamento dos materiais no estoque precisa seguir a premissa básica da organização. Sem isso, fica muito difícil acompanhar o que está e o que não está disponível, o que precisa ser comprado, o que precisa ser usado antes do vencimento, entre outros.
Em uma loja de materiais de construção há uma série de insumos, como argamassa, cimento, pisos, revestimentos e outros itens que são muito importantes para a construção e, até mesmo, para a reforma de um apartamento ou casa. E, se o seu estabelecimento não oferecer isso, os clientes vão buscar outros lugares para comprar.
Por isso, no momento de armazenar esses materiais na sua loja ou no depósito é fundamental ter um bom controle de estoque para não faltar insumos. Além disso, é importante ter alguns cuidados: como por exemplo, a umidade é um dos grandes problemas, principalmente, para cal e cimento, porque quando em contato direto com o chão, podem empedrar. Ou seja, para armazená-los da forma adequada, o ideal é utilizar um suporte como uma esteira de madeira.
Esse é apenas um dos muitos casos que você precisa tomar cuidado e prestar atenção na sua loja de materiais de construção, existem muitos outros. Acompanhe o texto a seguir e confira as dicas:
10 dicas fundamentais para gerenciar e organizar o estoque
Há muitas maneiras de otimizar o gerenciamento e a organização de um estoque de materiais de construção, confira agora algumas delas e aplique no seu estabelecimento:
- Use um sistema de gerenciamento de estoque
Essa dica aqui é fundamental. Ao usar um sistema de gerenciamento de estoque para manter o controle de todos os seus insumos e produtos, incluindo a quantidade armazenada, o preço, o fornecedor e a data de validade, você vai evitar muitos problemas e prejuízos.
- Conte com um inventário preciso
Faça um bom inventário de todos os seus produtos e o atualize com frequência. Isso vai ajudar a evitar estoques excessivos ou escassez de insumos. O que pode provocar muitas dores de cabeça e insatisfação de clientes, como já citamos anteriormente.
- Monitore o nível de estoque
Monitore o nível de estoque de cada um dos itens e use essas informações para realizar pedidos com antecedência para evitar que os produtos se esgotem ou fiquem muito tempo armazenados.
- Organizar o armazenamento
Organize os seus produtos de acordo com a sua utilidade e frequência de uso, para garantir que os itens mais procurados possam ser facilmente acessados.
- Use a tecnologia
Ao usar tecnologia para automatizar o processo de gerenciamento de estoque, como códigos de barras, RFID, você vai ter um controle muito mais preciso do que está ou não disponível.
- Utilize ferramentas de planejamento
Use ferramentas de planejamento para armazenamento, como sistema de gerenciamento de estoque baseado nos níveis disponíveis para assegurar que você sempre terá produtos suficientes sem desperdiçar.
- Use indicadores de desempenho
Utilize indicadores de desempenho para medir a eficiência do seu gerenciamento de estoque, como o custo do armazenamento, a rotatividade e a taxa de perda e desperdício. Isso vai evitar que você gaste dinheiro naquilo que não precisa e vai te ajudar a descobrir em quais outros lugares é necessário investir.
- Fornecedores confiáveis
Trabalhe com fornecedores de confiança que possam oferecer produtos de qualidade e entregas pontuais. Isso vai fazer toda a diferença na hora de atender os seus clientes e cuidar do seu estoque.
- Faça auditorias regulares
Faça auditorias regulares para assegurar que as informações do estoque estejam atualizadas e precisas.
- Use softwares
Use softwares especializados para gerenciamento de estoque, eles ajudam a automatizar e otimizar o processo de gestão do armazenamento, além de permitir o acesso remoto a informações e relatórios.
Quer mais dicas como essas? Acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando conteúdos novos e exclusivos!