Conheça os materiais recicláveis que podem ser utilizados na obra! Descubra quais são as suas vantagens ambientais e econômicas.
Segundo a ONU, o setor da construção civil corresponde por 39% da emissão de CO2 no planeta, causando um gigante impacto no meio ambiente. Por isso, as companhias do segmento têm uma grande responsabilidade com a questão ambiental e a utilização de materiais recicláveis.
Além disso, é a partir daí que aparece o conceito de construção sustentável, cuja característica principal é criar mecanismos para reduzir a emissão de resíduos e poluentes, preservando os recursos naturais.
5 materiais recicláveis na construção civil
A reciclagem na construção civil é mais simples do que pode parecer. É possível reutilizar e reaproveitar praticamente todos os resíduos, quer façam parte ou não da demolição ou da construção em si.
Essa técnica é dividida em duas classes: A e B. Os produtos da classe A são: concretos, pedras, tijolos, argamassas, que podem ser triturados e utilizados como agregadores em substituição à areia, brita e pedrisco. E, os resíduos de Classe B, são papéis, vidros, plásticos, madeiras e gessos, que podem ser reaproveitados de diversas maneiras e serem usados em substituição ao cimento.
Confira a seguir os materiais recicláveis:
- Aço
Aço é 100% reciclável, e as pessoas podem reutilizá-lo infinitas vezes sem perder a qualidade.
- Concreto
A reciclagem desse material ocorre de dois tipos: o primeiro realiza-se com um aditivo estabilizador, que mantém o concreto hidratado e fresco por mais tempo. Já o segundo envolve o equipamento mecânico (recicladores) e a lavagem forçada do material, com água sob pressão, que separa o insumo dos agregados.
- Vidro
Para reciclar o vidro, o material recebe uma lavagem e em seguida passa por um processo de trituração. Além disso, aquecemos e fundimos os cacos a uma temperatura acima de 1300°C. Após esse processo, podemos moldá-los e usá-los novamente.
- Madeira
Para evitar o desmatamento e reduzir os danos causados ao meio ambiente, a reciclagem de madeira é uma das melhores soluções.
- Plástico
Existem três tipos de reciclagem do plástico: a energética, mecânica e a química!
Materiais reutilizados ou reciclados na construção
A crescente tendência das construções e arquitetura verde originou um novo nicho de mercado para os fornecedores, o que vende somente soluções e produtos que favoreçam a utilização de materiais recicláveis ou biodegradáveis, ou seja, aqueles que se decompõem mais facilmente no solo.
Além disso, entre os materiais, podemos destacar:
- Ecogranito
Muito usado em pias e acabamentos, esse material já ganhou uma versão ecológica, feita com resíduos misturados à resina acrílica e outros componentes.
- Argila e fibras
A argila é uma matéria-prima que forma uma boa combinação com as fibras vegetais, resultando em um revestimento totalmente ecológico. Além disso, tem um efeito visual interessante para a decoração e as fibras colaboram para melhorar o conforto térmico.
- Ecotelhado branco
Composto de nanoesferas de cerâmica, resina e outros aditivos, o seu diferencial é refletir a radiação do sol, diminuindo a temperatura interna do ambiente.
Vantagens dos materiais recicláveis na construção civil
A reciclagem traz diversas vantagens para o setor e para a sociedade, como por exemplo:
Vantagens ambientais
No quesito ambiental, a reciclagem dos materiais ajuda a reduzir o consumo de recursos naturais, quantidade de resíduos sólidos e entulho e também a emissão de poluentes na produção de novos produtos.
Vantagens econômicas
Já em termos econômicos, a reciclagem dos materiais ajuda a diminuir os custos de produção devido ao uso de materiais reciclados, o que gera menos desperdício de produtos durante a construção.
Além disso, existem incentivos fiscais e regulamentações favoráveis à construção sustentável que gera ainda mais vantagens para as empresas que colocam essa prática em ação.
Leia também:
Qual é a importância da reutilização de materiais de construção?
Já conhecia esses materiais e essas vantagens?
Se você gostou de conhecer esses materiais e as vantagens da construção sustentável para o seu estabelecimento, acompanhe o blog do Obra Play para ter acesso a mais conteúdos como este.