Pesquisar
Pesquisar
Close this search box.
COMPLIANCE EM COMPRAS NA CONSTRUÇÃO CIVIL ENTENDA A SUA IMPORTÂNCIA

Compliance em compras na construção civil: entenda a sua importância! 

Você já sabe o que é compliance? Descubra como isso funciona na área de compras na construção civil e qual a sua importância! 

Em inglês, “to comply with” significa “atender a” ou “sujeitar-se a algo”. No mundo empresarial, a palavra é usada em referência aos procedimentos e programas internos de uma organização que asseguram que todas as suas operações estarão respeitando a legislação vigente, com os padrões éticos do mercado e com o seu próprio código de conduta. 

Segundo explicação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o mais comum é que as empresas se assegurem da adesão às normas internas e à legislação através de um programa formal de integridade, que deve incentivar uma cultura de conduta ética e compromisso com as leis. O setor de compliance evita e encontra práticas irregulares ou criminosas. 

Uma das funções principais de um setor ou programa de compliance dentro de uma empresa é reduzir os riscos de más práticas ou ilegalidades em suas diversas atividades indiretas ou diretas. Grande parte dos riscos têm origem em terceiros, de maneira que o controle por parte das empresas precisa ser capaz de prevenir também que os seus representantes comerciais, fornecedores e outros agentes com os quais elas se relacionam cometam irregularidades em seu nome. 

Agora que você já sabe o que é compliance, vamos entender qual é o seu papel no setor de compras da construção civil: 

Compliance em compras na construção civil

Compliance em compras tem como objetivo assegurar a conformidade das ações, isso significa que todas precisam seguir um modelo de transparência, os regulamentos e as leis, visando a lisura das negociações e a coibição de práticas corruptas. Esse é um tema diretamente relacionado com a área de suprimentos. 

O setor de compras lida com um grande volume de componentes, serviços contratados, insumos, o que muitas vezes funciona como um caldo de cultura para as irregularidades dentro de uma empresa. 

Problemas como fraudes contratuais relacionadas às compras e vendas de materiais de construção, prática de sobrepreços para favorecer ou encobrir desvios de fundos e direcionamento de compras em troca de benefícios pessoais para o comprador são muito comuns, tanto no setor público quanto no privado. Quando as irregularidades acontecem em obras de órgãos públicos do governo, a construtora está sujeita às penalidades da Lei Anticorrupção. 

A tradicional descentralização das compras nas construtoras possibilitou que, historicamente, fosse mais difícil determinar controles assertivos em relação às negociações. Sem padrões e procedimentos que estabelecessem um processo de orçamentação e aquisição transparente, as empresas perdiam a noção de como cada canteiro estava comprando materiais, equipamentos e outros insumos – e ninguém conseguia acessar em tempo real dados envolvidos em cada uma das negociações. 

Até hoje existem muitas empresas que não possuem uma plataforma que centraliza a gestão do processo de compras. Tomadas de preços são diversas vezes feitas por e-mail, aplicativo de comunicação ou até telefone. O problema desses casos é que sem o registro dos orçamentos, e sem a disponibilidade em tempo real para a gestão da empresa, os preços podem ser facilmente alterados e manipulados posteriormente, de maneira a parecer que o fornecedor escolhido indevidamente tinha oferecido as melhores condições. 

Escolhas erradas podem ter um preço alto. Tudo isso pode levar à aquisição de insumos e materiais de construção fora de conformidade com a legislação ambiental e com as boas práticas de sustentabilidade, provocando impactos desnecessários para o ecossistema e as comunidades ao redor. 

Também se corre o risco de alugar equipamentos sem a devida manutenção ou contratar prestadores de serviço que não respeitem as normas técnicas e a legislação trabalhista, colocando em risco a segurança de todos no canteiro de obras. Por isso, o compliance em compras na construção civil é tão importante, é ele que vai evitar ou identificar com mais agilidade. 

Achou esse conteúdo útil? Acompanhe o blog do Obra Play para mais materiais interessantes como este, estamos sempre compartilhando novidades! 

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários