Quer descobrir como gerenciar o estoque de materiais de construção e evitar desperdícios? Confira as oito dicas que preparamos para você.
Gerenciar o estoque de materiais de construção é fundamental para assegurar a eficiência do negócio e evitar desperdícios, além de ser uma tarefa crucial para qualquer empresa do ramo. O controle adequado do estoque evita desperdícios, reduz custos e aumenta a eficiência da construção. No entanto, muitas construtoras ainda enfrentam dificuldades na gestão do estoque de materiais de construção.
Entre os materiais mais desperdiçados no canteiro de obras os que se destacam pelo volume são: reboco, concreto, madeira de caixaria e tijolo. Já aqueles que têm o maior impacto dentro do seu orçamento de obras são: aço, acabamentos danificados em obra e revestimento.
Além disso, existe uma variável maior no consumo de materiais: a mão de obra. Dependendo dela, haverá um maior desperdício ou maior economia. Por isso, para orçar ou quantificar os materiais com precisão, é fundamental conhecer a sua mão de obra.
Neste post, vamos explorar as melhores práticas para gerenciar o estoque de materiais de construção e evitar desperdícios, aumentando assim a produtividade e a rentabilidade da sua construtora. Aprenda como otimizar o processo de controle de estoque de materiais de construção em 8 passos simples e efetivos. Com essas estratégias, sua empresa poderá alcançar uma gestão de estoque de materiais de construção mais assertiva. Pensando nisso, trouxemos aqui oito dicas que vão te ajudar a fazer isso de maneira mais eficaz, acompanhe no texto.
8 dicas para gerenciar o estoque de materiais de construção e evitar desperdícios
Os desperdícios de materiais podem ser evitados com bastante facilidade quando conhecemos os erros mais comuns. E, não é novidade que esses gastos de insumos são muito mais frequentes do que deveriam no setor da construção civil. Por isso, separamos aqui oito dicas para evitar esse problema no seu negócio e tornar os seus projetos mais lucrativos:
- Faça um inventário regular;
- Use um sistema de gestão de estoque;
- Mantenha um registro detalhado;
- Avalie as vendas passadas;
- Negocie prazos de entrega mais longos;
- Verifique os prazos de validade;
- Armazene adequadamente;
- Implemente um sistema de gestão de resíduos.
Agora que você já conhece as oito dicas, vamos entender melhor cada uma delas para colocá-las em prática na sua empresa:
- Faça um inventário regular
É fundamental fazer um inventário regularmente para ter uma ideia clara em relação aos materiais de construção que você tem disponível no seu estoque. Isso vai ajudar a evitar a compra excessiva ou a falta de insumos, que pode atrasar e até paralisar um projeto.
- Use um sistema de gestão de estoque
Um sistema de gestão de estoque pode ajudar a rastrear as entradas e saídas de materiais de construção, possibilitando que você tenha uma visão clara do que está disponível e daquilo que precisa ser reabastecido.
- Mantenha um registro detalhado
Manter um registro detalhado de todas as suas vendas, compras e devoluções de materiais de construção pode auxiliar na identificação de tendências ou padrões que possam ajudá-lo na tomada de decisão de compras mais assertivas e informadas.
- Avalie as vendas passadas
Avaliar as vendas passadas pode ajudar a prever as demandas futuras e evitar a falta ou a compras excessivas de insumos.
- Negocie prazos de entrega mais longos
Negociar prazos de entrega mais longos com os fornecedores pode ajudar a diminuir o risco de excesso de estoque e reduzir o risco de desperdício de materiais de construção.
- Verifique os prazos de validade
Alguns insumos têm prazos de validade e podem acabar perdendo sua eficácia ao longo do tempo. Verificar regularmente os prazos de validade pode ajudar a evitar o desperdício de materiais vencidos.
- Armazene adequadamente
Guardar os materiais de construção da maneira adequada pode ajudar a prolongar a sua vida útil e evitar o desperdício por danos. É fundamental armazenar os insumos em um lugar protegido e seco.
- Implemente um sistema de gestão de resíduos.
Implementar um sistema de gestão de resíduos pode ajudar a diminuir o desperdício de materiais de construção, possibilitando que você recicle ou reutilize os insumos sempre que possível.
Gostou das dicas?
O que você achou dessas oito dicas? Já vai colocá-las em prática na sua empresa? Para conteúdos exclusivos sobre os temas mais relevantes da construção civil, acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando novidades.