O setor da construção civil no Brasil apresenta um crescimento otimista em 2024!
Os dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apontam uma expectativa de crescimento de 2,3% neste ano, impulsionado por vários fatores, como um novo ciclo imobiliário liderado pelo programa Minha Casa Minha Vida, queda contínua das taxas de juros e investimentos adicionais em infraestrutura.
Está em alta a demanda por mão de obra qualificada, com projeções de um importante aumento na quantidade de profissionais no segmento a partir do segundo semestre, devido aos novos projetos orçados pelo governo.
As organizações do setor estão se preparando para essa demanda, capacitando colaboradores e procurando uma maior mecanização. A expectativa é que a construção civil cresça e se fortaleça ao longo do ano, embora enfrente desafios como o preço dos insumos e a falta de mão de obra especializada.
Previsões e expectativas para o crescimento do setor em 2024
O crescimento do setor nos próximos anos é fortalecido pela melhoria na economia e, principalmente, pela adoção de novas metodologias e tecnologias. Isso porque o investimento em tecnologias focadas para o mercado da construção representa muito mais do que apenas benefícios econômicos para a área.
A utilização de ferramentas apoiadas em tecnologia traz um diferencial para organizações do setor, como a redução de desperdícios e falhas, otimização das atividades construtivas, atendimento às demandas dos compradores e a preocupação com o meio ambiente e a sustentabilidade.
No primeiro trimestre de 2024, em termos de custos, o setor passou por alguma estabilidade, apontando o aumento do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/ IBGE) de 1,42% e um incremento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC/ FGV), de 0,68%. Porém, apesar de estável, o custo ainda está em um patamar elevado, prejudicando o setor.
O estudo feito pela CBIC destaca que desde janeiro de 2020 até março de 2024, o IPCA cresceu 29,11% e o INCC, 41,05%, enquanto os custos com equipamentos e materiais aumentou 58,58% e, com mão de obra, no mesmo período, a alta foi de 32,02%.
Mesmo assim, os empresários do setor estão com boas expectativas para o nível de atividades, desde janeiro deste ano, principalmente para o lançamento de novos empreendimentos e realização de serviços. Isso gera uma perspectiva positiva também para a compra de matéria-prima e insumos.
Inovações tecnológicas
Confira as inovações tecnológicas que serão destaque para os próximos anos:
- Inteligência Artificial (IA)
Usada para ajudar na tomada de decisões mais assertivas, avaliar grandes volumes de dados, melhorar a elaboração de projetos e prever problemas de manutenção.
- Building Information Modeling (BIM)
Permite gerar elementos e materiais de projetos de maneira automática, elevando a eficiência e previsão, diminuindo retrabalhos e proporcionando economia de tempo e recursos.
- Automatização
Podem otimizar a eficiência dos serviços, melhorar a produtividade e proporcionar uma maior segurança no canteiro de obra.
- Processos sustentáveis
É uma tendência cada vez mais presente, e que traz vantagens para o meio ambiente e para as empresas, diminuindo os custos operacionais.
Além da adoção de inovações tecnológicas, outros elementos devem contribuir para o crescimento do setor construtivo em 2024, segundo a CBIC:
- Queda dos juros;
- Aceleração das obras feitas pela prefeitura;
- Compromisso com o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento);
- Continuidade dos projetos do Minha Casa Minha Vida.
Considerando a importância da construção civil para a economia do Brasil, acompanhar as novidades é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas. Então, fique de olho nos conteúdos exclusivos do blog do Obra Play.