Conheça o Mapa de cotação para otimizar a gestão de compras na construção.
Os desafios nas aquisições de materiais de construção frequentemente impactam diretamente a qualidade, os custos e até a qualidade da obra.
Atrasos na entrega, falta de estoque e materiais fora das especificações projetadas podem provocar interrupções. Além disso, a ausência de planejamento adequado e a falta de sistemas de controle e rastreamento eficientes, podem agravar esses problemas, o que reforça a importância de parcerias estratégicas e processos organizados.
Assim, o mapa de cotação é uma solução para facilitar a escolha de fornecedores e o controle de custos. Acompanhe o texto a seguir.
O que é mapa de cotação?
Ferramenta usada para comparar os preços de vários fornecedores e avaliar qual é o melhor negócio. Pode ser representada através de uma tabela que inclui a quantidade de itens que precisam ser comprados, os preços, prazos e a qualidade dos fornecedores em um único documento.
Além disso, saber usar o mapa de cotação traz muita economia financeira e de tempo para a empresa. Por isso, use na hora de comprar os materiais para a obra!
5 elementos do mapa de cotação
O mapa de cotação permite uma avaliação estruturada das propostas recebidas. Seus principais elementos incluem, por exemplo:
- Descrição dos serviços/ materiais:
Detalhamento claro dos itens pedidos, incluindo especificações técnicas, prazos e quantidades, para assegurar a comparabilidade entre as propostas. Isso é fundamental porque evita ambiguidade e garante que todos os fornecedores entendam exatamente o que está sendo pedido.
- Dados dos fornecedores
Informações como nome, contatos, confiabilidade e histórico do fornecedor, facilitando a análise da capacidade da entrega e a escolha de bons parceiros.
- Preços unitários e totais
Comparação dos valores ofertados para cada item e do custo final. Permitindo identificar o melhor custo-benefício.
- Condições comerciais
Inclui formas de pagamento, prazos de entrega e possíveis descontos ou condições especiais. Isso garante que o fornecedor selecionado atenda aos critérios financeiros e logísticos.
- Critérios de avaliação
Pesos atribuídos a fatores como preço, qualidade, prazo e histórico do fornecedor. Esse aspecto ajuda a tomar decisões mais objetivas e transparentes.
4 benefícios do Mapa de Cotação na Construção Civil
Existem muitos benefícios relacionados a implementação do mapa de cotação nos projetos da construção civil, confira quatro deles a seguir:
- Otimização dos processos de compra
Com essa ferramenta é possível fazer uma análise rápida e simplificada dos melhores preços e condições.
- Economia de custos
Possibilidade de comprar valores de diversos fornecedores em um único lugar, promovendo negociações mais vantajosas.
- Redução de erros
Maior controle e precisão em relação às informações dos materiais e fornecedores.
- Transparência e rastreabilidade
O processo de compras fica mais transparente e fácil de rastrear, trazendo mais segurança e confiabilidade para todos os envolvidos.
Como implementar um mapa de cotação?
Acompanhe seis passos para aplicar o mapa de cotação nos seus projetos futuros:
- Defina as necessidades
O primeiro passo é listar os serviços/ materiais com especificações técnicas, prazos e quantidades.
- Solicite cotações
Em seguida, envie o detalhamento a fornecedores confiáveis e determine um prazo de resposta.
- Organize os dados
O terceiro passo é inserir preços, prazos, condições de pagamento e outros detalhes na planilha.
- Compare critérios
Avalie o custo-benefício considerando qualidade, preço, prazo e histórico do fornecedor.
- Selecione o fornecedor
Então agora é hora de escolher a melhor proposta baseado nos critérios que você definiu.
- Acompanhe e revise
Por fim, monitore entregas e resultados para ajustar o processo em cotações futuras.
Dica extra: use o Obra Play!
O Obra Play é uma ferramenta que ajuda na automação de processos de cotação. Afinal essa plataforma tem um espaço para conhecer fornecedores e solicitar orçamentos. Dessa maneira, é possível encontrar as melhores ofertas.
Quer saber mais? Então acesse nosso site! E, para mais conteúdos exclusivos e dicas imperdíveis do universo da construção civil, acompanhe o nosso blog.