Descubra os passos para fazer uma expansão de lojas de materiais de construção bem-sucedida.
O setor da construção civil é fundamental para a economia do país e está em constante transformação de demandas e necessidades. Certamente, para conseguir ter sucesso e conseguir se expandir, é preciso buscar novos mercados e aumentar a participação no segmento.
Descubra como enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades disponíveis para as empresas que buscam essa expansão, entendendo os aspectos econômicos, a concorrência e a inovação do setor no artigo a seguir.
6 passos para a expansão de lojas de materiais de construção
Expandir a loja de materiais de construção não necessariamente precisa estar relacionado a alugar ou comprar um novo ponto, maior e com mais espaço para atender mais clientes. Na verdade, alguns ajustes simples na estrutura e na rotina já podem resolver.
Isso porque a expansão de lojas de materiais de construção e aumento das vendas não diz respeito somente ao espaço físico. O autosserviço é uma boa estratégia e pode ser feito de maneira sutil, com algumas inovações no atendimento, no layout do estabelecimento, na iluminação, etc.
Então agora, acompanhe o passo a passo para realizar a expansão de lojas:
1. Avalie a situação atual
O primeiro passo é fazer uma avaliação do desempenho: analise o desempenho financeiro, operacional e de vendas do estabelecimento, identifique os produtos mais vendidos e as áreas de maior demanda.
Além disso, solicite o feedback dos clientes para entender quais são as suas expectativas e necessidades.
2. A importância de entender o mercado
O segundo passo para fazer a expansão de lojas de qualquer setor é compreender o mercado que está inserido, considerando fatores como localização, perfil do consumidor e tendências da região. Afinal, isso é válido tanto para o ponto que você já está quanto para um novo.
3. Montar um planejamento estratégico sólido
Por fim, o terceiro passo é a elaboração de um planejamento estratégico sólido, que inclua:
- Análise SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities, Threats, ou em Português: Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças);
- Análise do mercado: identifique tendências no setor, avalie o comportamento do consumidor e a concorrência na região;
- Definição de metas e objetivos claros: estabeleça metas e objetivos claros e mensuráveis para a expansão;
- Escolhas estratégicas eficientes para a expansão: repensar o mix de produtos/ serviços, explorar canais de venda, etc.;
- Plano de marketing: pense no posicionamento de marca, estratégias de promoção, presença online, etc.
Esses são apenas alguns dos pontos mais importantes para montar o planejamento estratégico sólido, também é necessário considerar as operações e logísticas, recursos humanos, finanças e fazer o monitoramento e avaliação.
4. Escolha as novas localizações
Como já dissemos anteriormente, a expansão de lojas de materiais de construção não necessariamente está relacionada a uma nova região, mas se for o seu caso, faça uma avaliação da localização, analise a infraestrutura, acessibilidade e potencial de crescimento. Considere também a proximidade com obras em andamento.
Depois, negocie os alugueis ou compra de propriedades nas novas localizações.
5. Incorpore tecnologias e inovação
Realizar a incorporação de tecnologias e inovação pode ser uma grande vantagem competitiva no seu processo de expansão, otimizando processos internos e aprimorando a experiência do cliente, como com o uso de caixas de autoatendimento, sistemas de controle automatizados, etc.
6. Parcerias vantajosas
Estabeleça parcerias e alianças vantajosas como uma estratégia eficaz para facilitar a entrada do estabelecimento em novos mercados e para superar os desafios locais. Por isso, ao conversar com outras lojas e profissionais que conhecem a área, é possível evitar dores de cabeça e outros problemas.
Coloque em prática!
Gostou das dicas e do passo a passo para expandir a sua loja de materiais de construção? Então, fique de olho no blog do Obra Play para ter acesso a mais conteúdos como este!