Conheça nove tipos de concreto muito utilizados na construção civil no Brasil e as suas aplicações.
O concreto é um material muito importante para qualquer obra. Trata-se de uma mistura de cimento, agregados graúdos (pedras), agregados miúdos (areia) e água, às vezes, com a inclusão de algum aditivo, como a sílica.
O mais impressionante da “ciência do concreto” é que cada uma das fórmulas é exclusiva e única, e atende a um propósito específico de cada obra. Por exemplo, em alguns casos, é mais interessante usar um concreto bombeável do que um tradicional, devido ao custo e tempo de construção.
9 tipos de concreto
Existem muitos tipos de concreto. Primeiramente, vamos falar a seguir das suas propriedades específicas que os tornam ideias para determinadas situações na construção civil.
Então confira a seguir a lista dos nove tipos de concreto e as suas aplicações na construção civil:
1. Convencional
Entre os concretos, esse é o mais utilizado nas obras. Convencional, usando um carrinho de mão, caçamba, grua, balde, entre outros. Além disso, pode ser usinado ou feito na própria construtora com a ajuda de uma betoneira. Muito comum em obras industriais, civis e em peças pré-moldadas.
2. Alto desempenho (CAD)
O concreto de alto desempenho compreende a resistência, a trabalhidade, acabamento, estética, durabilidade e integridade do material. Usa-se pouco quando se visa obras com uma maior durabilidade, dispensando os gastos com manutenção na estrutura.
3. Leve
Esse tipo de concreto tem baixa densidade em comparação com os outros, tendo apenas um terço. Destaca-se principalmente devido a elevada capacidade de isolamento acústico e térmico. Aplica-se em regularização de superfícies, envelopamento de tubulação, fabricação de blocos e enchimento de lajes.
4. Pesado
Ao contrário do anterior, o concreto pesado tem altíssima densidade, sendo 50% mais pesado que o tradicional. Além disso, adiciona-se agregados naturais na mistura, como barita, hematita e magnetita.
O seu principal uso é para construção de gasodutos, câmaras de raio-x ou usinas e outros ambientes que lidam com energia atômica. Por isso, os agregados têm o intuito de ajudar a proteção contra radiação.
5. Colorido
O concreto colorido é um material usado na forma aparente e com adição de corantes. Geralmente, as cores mais vistas são marrom, vermelho e preto – apresentando resultados melhores quando combinado ao cimento branco.
Ele apareceu para dar aos arquitetos a possibilidade de explorar outras tonalidades além da cor acinzentada.
6. Rolado
Um dos tipos mais usado no Brasil e aproveita-se como sub-base em pavimentações urbanas, barragens de grande porte e estacionamentos.
A sua aplicação se dá através da compactação com rolos compressores, devido ao seu baixo consumo de cimento e baixa trabalhabilidade. Depois da aplicação, o concreto recebe uma emulsão asfáltica para ser impermeabilizado.
7. Projetado
Projeta-se a altas velocidades, formando um spray para recobrir toda a área da superfície, como reforçar os túneis e taludes de estradas.
8. Reciclado
O concreto reciclado pode ser feito de diversas maneiras. Além disso, é possível adicionar elementos reciclados como garrafas pet. Por ser um material novo, a aplicação depende dos testes e ensaios realizados.
Por isso, recomenda-se, de maneira geral, que seja usado para elementos não-estruturais.
9. Alta resistência
Mesmos materiais do concreto tradicional, porém, a sua dosagem é mais elaborada, assegurando o maior fechamento dos poros internos e, consequentemente, a redução da quantidade de água e aumento da resistência.
Conheça outros tipos de concreto
Esses são apenas alguns dos diversos tipos que existem. Outros são: concreto permeável, reforçado com fibras, etc. Então, se você gostou deste conteúdo e quer ter acesso a mais, acompanhe o blog do Obra Play!