Confira aqui as oito dicas essenciais para a gestão de compras na construção civil que você precisa aplicar nos seus projetos!
Separamos insights práticos e estratégias fundamentais para otimizar o processo de aquisição de materiais, visando eficiência, economia e qualidade na realização de projetos no setor da construção civil.
Afinal, fazer a gestão de compras é primordial para assegurar o estoque de materiais, sem faltas ou excesso. No âmbito da construção civil, essa necessidade de gerir tudo que se compra se torna ainda mais evidente. Desde já, se deve evitar gastos sem necessidade que estourem o orçamento previsto.
E, a gestão de compras é uma peça-chave para a realização bem sucedida dos projetos de construção, ou seja, afeta diretamente o êxito da empresa, impactando a qualidade, prazos e custos.
Por isso, existe uma grande necessidade de um planejamento detalhado para o processo de compras. Confira a seguir as oito dicas essenciais para otimizar esse processo dentro da sua empresa, acompanhe no artigo.
8 dicas essenciais para fazer a gestão de compras
Então agora que você entendeu a importância desse processo para o sucesso dos seus projetos, confira as dicas e coloque em prática na sua empresa:
- Avaliação de fornecedores;
- Negociação de preços;
- Gestão de estoque e logística;
- Análises de custo;
- Contratos e acordos;
- Qualidade dos materiais;
- Evite compras emergenciais;
- Tecnologia na gestão de compras.
Para entender melhor cada uma dessas dicas, acompanhe o texto a seguir:
1. Avaliação de fornecedores
Faça uma avaliação criteriosa para escolher os seus fornecedores de confiança, use aspectos como: opções de pagamento, tempo de entrega, descontos, etc. Além disso, estabeleça parcerias estratégicas e faça análises contínuas do desempenho desses prestadores de serviço.
2. Negociação de preços
Use estratégias para fazer a negociação de preços, prazos e condições de pagamentos. Isso pode afetar, e muito, a lucratividade e eficiência dos seus projetos! Por isso, esteja sempre atrás das parcerias mais vantajosas.
3. Gestão de estoque e logística
Faça um controle efetivo do estoque para evitar excessos e faltas. Além disso, você também pode utilizar estratégias logísticas para otimizar a movimentação de materiais para economizar no transporte.
4. Análises de custo
Utilize metodologias para fazer uma avaliação detalhada em relação aos custos. Identifique também oportunidades de diminuição de gastos e preste atenção na qualidade em relação ao preço.
5. Contratos e acordos
Os contratos precisam ser claros e abrangentes. E, também é importante que sejam incluídas cláusulas que garantam a qualidade e conformidade em relação aquilo que foi pedido e combinado entre as partes envolvidas.
6. Qualidade dos materiais
Utilize critérios, como durabilidade, flexibilidade, etc., para assegurar a qualidade dos materiais adquiridos, caso eles sejam muito ruins, é possível que você precise repor, o que só vai gerar mais gastos e prejuízos para os projetos. Por isso, mantenha em mente uma relação ideal entre a qualidade e o custo.
7. Evite compras emergenciais
Na gestão de compras é fundamental evitar as compras emergenciais, uma vez que elas não permitem negociações de prazos e custos. Elas geralmente se tornam um custo muito elevado que vai prejudicar o seu lucro no projeto.
8. Tecnologia na gestão de compras
Use a tecnologia a seu favor no momento de fazer a gestão de compras. Você pode utilizar o Obra Play para encontrar os melhores fornecedores e ter acesso a diversos prestadores de serviço em um só lugar para comparar e escolher a melhor opção!
Coloque as dicas em ação!
A gestão de compras na construção é fundamental para o sucesso da sua empresa! Por isso, coloque essas oito dicas em prática e otimize esse processo dentro da sua organização. Gostou? Então para mais conteúdos como esse, acompanhe o blog do Obra Play e fique por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil!