Separamos aqui dicas para a manutenção da organização no depósito de materiais de construção em 2024. Confira aqui!
Conheça as estratégias práticas e eficientes que ajudam na otimização do espaço, controle do estoque e na criação de um ambiente eficaz para simplificar as operações diárias na sua empresa.
O cuidado com os itens e a melhoria da qualidade do depósito de materiais de construção talvez sejam alguns dos maiores desafios para o gestor. Porém, essa tarefa também é muito importante e um diferencial na otimização dos esforços de uma obra e na satisfação do comprador. Acompanhe o artigo a seguir e confira as 5 dicas que preparamos para te ajudar.
5 dicas para otimizar a organização do depósito de materiais de construção
Um depósito de materiais bem organizado vai auxiliar na prevenção de perda de insumos devido à ação de intempéries e outros agentes nocivos presentes, assim como dificultar a ocorrência de acidentes de trabalho que possam provocar prejuízos humanos e/ou materiais.
Entre as dicas, vamos falar das seguintes:
- Organização e limpeza do espaço;
- Inventário regular;
- Identificação adequada;
- Treinamento do time;
- Controle do fluxo de entrada e saída.
Então agora que você conhece as dicas, entenda melhor cada uma delas para colocar em prática no seu estabelecimento:
1. Organização e limpeza do espaço
A manutenção de uma rotina de limpeza e verificação do estoque permitirá que quaisquer riscos aos insumos – como focos de umidade ou mau empilhamento com perigo de queda – sejam rapidamente percebidos e contornados.
A frequência dessa rotina depende do tipo de material depositado, mas pode chegar a ser diária ou semanal. Além disso, também é importante que os colaboradores que acessam os produtos estejam bem informados sobre o sistema de organização e localização de cada item, já que isso tornará a retirada mais objetiva e evitará a perda de tempo e até mesmo perda de insumo.
Por fim, na organização, utilize técnicas como a setorização eficiente de diversos tipos de materiais, coloque prateleiras, estantes e containers para melhorar a visibilidade e acessibilidade.
2. Inventário regular
Faça o inventários dos insumos com regularidade. Utilize tecnologias para manter esse registro o mais rápido e assertivo possível, atualmente existem ferramentas que simplificam o processo. Afinal, essas medidas vão evitar que você sofra com prejuízos e ajudarão a garantir que não vai faltar nada em um momento de necessidade.
3. Identificação adequada
Para fazer a identificação adequada dos materiais e insumos presentes no seu estoque, utilize códigos, etiquetas e sistemas de cores para encontrar facilmente os materiais. Faça também uma padronização dos métodos de identificação para simplificar a localização de cada um.
4. Treinamento do time
Contrate colaboradores capacitados e capacite aqueles que ainda precisam de treinamento. Ter um bom time é fundamental para controlar o estoque com eficiência. Alguns profissionais deverão lançar as informações no sistema de gerenciamento ou em uma tabela no computador.
A utilização de fichas não é o mais indicado, pois facilita o cometimento de erros na contagem dos itens. Os colaboradores são necessários para a realização do inventário, confrontar os dados dos relatórios e avaliar se as informações estão corretas. Por outro lado, eles também fazem a checagem dos cadastros periodicamente para encontrar falhas ou inconsistências.
5. Controle do fluxo de entrada e saída
Monitore regularmente o fluxo de materiais. Aplique estratégias para evitar o acúmulo excessivo e também a falta de produtos, faça uma análise do histórico de vendas para ajustar os níveis e acertar nas quantidades.
Gostou das dicas?
Essas são apenas algumas dicas que você pode usar para manter o seu depósito de materiais organizado, existem muitas outras como: armazenamento vertical, treinamentos regulares, etc.
Se você quer se manter por dentro de tudo que acontece no setor da construção civil e ter acesso a muitas dicas e conteúdos exclusivos, acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando novidades!