Confira aqui algumas estratégias para promover a sustentabilidade na construção civil!
Conheça as práticas inovadoras e soluções viáveis que podem ser adotadas por profissionais da construção, empresas do setor e governos com o intuito de reduzir o impacto ambiental, economizar recursos naturais e criar edifícios mais ecológicos e eficientes.
Você sabia que o setor da construção civil é responsável pela produção de aproximadamente 50% dos resíduos sólidos das grandes cidades? É um segmento de grande representatividade econômica e também agente de boa parte da degradação do meio ambiente. Por isso, a sustentabilidade é uma preocupação crescente.
Ao adotar medidas sustentáveis na sua obra, é possível diminuir os gastos, ganhar mais qualidade e obter muitos benefícios. Por isso, vale a pena ficar por dentro das iniciativas de sustentabilidade na construção civil.
A sustentabilidade na construção civil tem o objetivo de garantir medidas em todas as fases para reduzir os impactos provocados no meio ambiente. Afinal, essas medidas devem também potencializar a viabilidade econômica, assegurando uma qualidade de vida satisfatória para a sociedade atual e futura.
Vantagens da sustentabilidade na construção civil
Abrangendo o consumo consciente de matéria-prima, o reaproveitamento de resíduos e redução de desperdícios, o conceito de sustentabilidade na construção civil traz uma série de benefícios para os empreendedores:
- Diminuição dos gastos, que se dá pela otimização dos processos;
- Incentivos fiscais, que são cada vez mais presentes para as práticas sustentáveis do setor;
- Maior conforto para os proprietários, garantidos por cuidados arquitetônicos sustentáveis relacionados ao controle térmico, de luz e outros fatores ambientais;
- Maior apelo e conforto visual;
- Melhor argumento de vendas, já que o conceito de sustentabilidade está cada vez mais valorizado.
Incentivos fiscais para as obras sustentáveis
Ainda falando das vantagens de obras sustentáveis, podemos destacar os incentivos fiscais. Afinal, as práticas ajudam a diminuir a carga tributária dos projetos. Um bom exemplo é o IPTU verde, que concede um desconto para as construções ecoeficientes, que pode reduzir de 5 a 20% a conta.
Agora que você conhece as vantagens, vamos entender quais são as práticas sustentáveis na construção civil.
Quais são as principais práticas sustentáveis na construção civil?
Existem diversas práticas sustentáveis na construção civil, entre elas, podemos destacar:
- Green Buildings;
- Gerenciamento adequado de resíduos;
- Investimento em novas tecnologias.
Entenda melhor cada uma dessas práticas:
- Green Buildings
Conhecido como edifício verde ou construção sustentável, esse é um espaço que precisa usar os processos de sustentabilidade na construção civil em toda a sua concepção, construção, operação e até mesmo eventual demolição, gerando benefícios econômicos, à saúde e ambientais.
- Gerenciamento adequado de resíduos
Para diminuir o impacto dos resíduos produzidos em uma obra, qualquer gestor preocupado com a sustentabilidade na construção civil precisa garantir o gerenciamento eficiente desses materiais.
Afinal, o processo de destinar adequadamente esses resíduos é um dos pontos mais relevantes para a sustentabilidade na construção civil, porque permite reaproveitá-los, diminuir os custos de coleta e ainda garantir que uma maior quantidade de materiais seja reutilizada e encaminhada para as usinas de reciclagem.
- Investimento em novas tecnologias
Softwares podem otimizar o gerenciamento correto do canteiro de obras, tornando-o assim, mais produtivo e eficiente, sem retrabalhos e desperdícios, auxiliando na economia de recursos e energia.
A importância da sustentabilidade na construção civil
É fundamental pensar na sustentabilidade na construção civil como um todo: desde a escolha dos materiais até a finalização do projeto como uma obra sustentável. Se você quer conhecer exemplos de construções sustentáveis, clique aqui! E, para ter acesso a mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Play!