Quer conhecer materiais de construção alternativos e econômicos para pequenos projetos? Confira aqui o que preparamos para você!
Desenvolver construções com custos mais baixos é possível, desde que você use a criatividade na hora de escolher os materiais e a tecnologia. Pensando nisso, trouxemos oito alternativas para os seus projetos.
8 materiais de construção alternativos e econômicos
Para pequenas construções, existem diversos materiais de construção econômicos e alternativos disponíveis no mercado. Conheça oito opções para usar na sua próxima reforma ou obra:
- Tijolo ecológico
Os tijolos ecológicos são fabricados a partir de materiais reciclados, como resíduos de demolição e construção, e não precisam da queima em forno, o que diminui o impacto ambiental e o custo para o projeto. Eles também são mais resistentes e leves do que os tijolos tradicionais.
- Bloco de concreto celular
Os blocos de concreto celular são feitos de areia, água e cimento, misturados com uma solução de espuma, o que os torna mais leves que os blocos convencionais. Eles também têm uma boa resistência acústica e térmica, o que pode diminuir os custos de energia no longo prazo.
- Piso vinílico
O piso vinílico é uma alternativa mais fácil de instalar e econômica, que pode ser usada em vários ambientes da casa. Ele é resistente à umidade e muito durável, além de ser simples de limpar.
- Cimento ecológico
Até pouco tempo atrás, esse material não era muito utilizado porque o mercado criou uma certa resistência ao produto.
O cimento ecológico tem resíduos industriais, reaproveitando até 70% da matéria prima residual criada por siderúrgicas. É considerado mais estável que os demais por ter uma maior durabilidade.
- Drywall
O drywall é uma alternativa mais rápida e econômica para instalar tetos e paredes. Ele é constituído por placas de gesso e acartonado e pode ser usado em ambientes internos, sendo uma solução mais prática e leve que a alvenaria convencional.
- Telhas ecológicas
As telhas ecológicas são feitas de materiais reciclados, como plástico, papelão e alumínio, e podem ser uma alternativa econômica para coberturas de pequenos projetos. Elas são resistentes e duráveis, além de terem um baixo impacto ambiental.
- Bambu
Presente na natureza de maneira abundante e rapidamente renovável, o bambu pode ser colhido todos os anos sem causar prejuízos para o meio ambiente. Esteticamente elegante, essa é uma excelente opção para substituir o concreto, o aço e a madeira, porque tem baixo custo, processo ágil de construção e manejo.
Além de ter uma alta velocidade de retenção de carbono. Pode ser utilizado também para a construção de assoalhos. É flexível, mas forte, sua tração e resistência podem ser até seis vezes maior que a do aço, o que leva a uma possibilidade de usar em situações cada vez mais amplas.
- Pintura à base de água
As tintas feitas à base de água são mais econômicas e menos tóxicas do que as tintas feitas à base de solvente. Elas são mais fáceis de limpar e possuem um tempo de secagem mais curto.
Já conhecia todos esses materiais?
Em resumo, existem diversas opções de materiais de construção econômicos e alternativos para pequenos projetos, desde tijolos ecológicos, blocos de concreto celular, piso vinílico, cimento ecológico, drywall, telhas ecológicas, bambu e tintas à base de água.
É fundamental analisar cada uma das opções com cuidado para escolher a melhor solução para a obra ou reforma que você pretende realizar, levando em conta o custo, o impacto ambiental, a durabilidade e diversos outros fatores.
Você já conhecia todos? Para ter acesso a mais conteúdos exclusivos sobre o universo da construção civil e dos materiais, além de muitas dicas que vão ajudar o seu dia a dia e o sucesso da sua empresa, acompanhe o blog do Obra Play.