Já sabe quais materiais de construção vão desaparecer no futuro? Confira aqui a lista e descubra quais são esses insumos.
Não é possível afirmar com toda certeza quais materiais de construção irão desaparecer no futuro, mas podemos especular sobre alguns que têm mais chance de se tornarem obsoletos ou menos utilizados devido a mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores e às inovações tecnológicas.
Além disso, existem alguns fatores que proporcionam o desaparecimento de alguns materiais, como por exemplo, o amianto. Diversos países do mundo já baniram o seu uso. Abundante na natureza e de extração barata, é uma fibra natural utilizada na fabricação de reservatórios de água, telhas, elementos de decoração e divisórias devido às suas propriedades que incluem grande flexibilidade e alta resistência elétrica, térmica e química.
Já existem comprovações científicas que relacionam a exposição deste material de construção a vários tipos de câncer, assim como asbestose, quando as fibras do mineral se alojam nos alvéolos pulmonares, comprometendo a capacidade respiratória. Portanto, parar de usar este material é uma questão de saúde e segurança.
Esse é apenas um exemplo. Descubra quais outros materiais vão parar de ser usados, seja por motivos de saúde, segurança ou obsolescência no texto a seguir.
6 materiais de construção que vão desaparecer
Como já dissemos anteriormente, não é possível ter certeza absoluta que esses materiais deixarão de serem utilizados, mas podemos apostar em alguns, confira aqui:
- Tijolos convencionais;
- Madeira de lei;
- Concreto convencional;
- Telhas de cerâmica;
- Gesso;
- Tintas à base de chumbo.
Agora que você sabe quais são seis materiais que provavelmente vão desaparecer, vamos entender os motivos, acompanhe:
- Tijolos convencionais
Embora ainda sejam muito utilizados em diversas partes do mundo, os tijolos convencionais podem se tornar menos populares no futuro, à medida que novos substitutos mais resistentes, duráveis e leves, como o concreto celular autoclavado e os materiais compósitos, ganham mais espaço e popularidade.
- Madeira de lei
A falta de madeira de lei, o aumento da demanda por madeira sustentável e as inovações em materiais alternativos, como plásticos reforçados com fibras, podem tornar a madeira de lei mais incomum no futuro.
- Concreto convencional
O concreto é um material de construção fundamental há muitas décadas, mas pode ser substituído por alternativas mais sustentáveis, como o concreto de baixa emissão de carbono, concreto de alta resistência e o concreto auto adesivo.
- Telhas de cerâmica
As telhas de cerâmica, embora esteticamente agradáveis e duráveis, podem ser substituídas por outras soluções mais leves, como telhas de plástico, metal e fibrocimento, que são mais simples de instalar e mais resistentes às intempéries.
- Gesso
O gesso é um material de construção muito usado em tetos e paredes, mas pode ser substituído por alternativas mais resistentes ao fogo e à umidade, como placas de cimento ou painéis de gesso reforçado com fibra de vidro.
- Tintas à base de chumbo
Na forma de pigmentos, o chumbo é um elemento adicionado a esse material para acelerar a velocidade da secagem, aumentando a sua resistência e durabilidade à corrosão e umidade. Ainda que permitido em alguns países, pode causar graves danos ao sistema nervoso e aos rins, assim como atrasos no desenvolvimento de crianças.
O que esperar do futuro da construção civil?
Esses são apenas alguns dos muitos que provavelmente vão deixar de ser utilizados no futuro na mesma escala, porém a mudança de materiais de construção tende a ser gradual, e muitos desses insumos tradicionais ainda serão amplamente usados no futuro em combinação com novas tecnologias e alternativas.
Para ficar por dentro de tudo que acontece no universo da construção civil, acompanhe o blog do Obra Play, estamos sempre compartilhando novidades e conteúdos exclusivos que você não vai querer perder.