Como otimizar o layout da loja de material de construção?

Como otimizar o layout da loja de material de construção?

Aprenda aqui como otimizar o layout da loja de materiais de construção!

Existem muitos elementos no ponto de venda que ajudam a fidelizar e oferecer uma boa experiência para os clientes. Um deles é o layout da loja de materiais de construção. 

Trazer conforto, confiança e superar as expectativas é fundamental, já que o comportamento de compra vem mudando e se tornando cada vez mais exigente

Segundo um estudo feito em 2020, aproximadamente 80% dos nossos primeiros estímulos são visuais. Então, é muito importante se preocupar com a visibilidade e o layout de tudo que está ao redor, principalmente quando o assunto é vendas.  

Além disso, de acordo com a SuperOffice, 86% dos consumidores estão mais dispostos a pagar mais por uma boa experiência de compras. Impressionante, né?

Acompanhe o artigo e descubra como um bom layout trará benefícios para o seu estabelecimento e conheça algumas estratégias para aplicar no seu negócio: 

3 benefícios de um layout otimizado

Um bom layout é primordial para o sucesso de uma loja de materiais de construção. Impacta diretamente a eficiência operacional, a experiência do consumidor e o desempenho das vendas. Pensando nisso, destacamos três benefícios:

  1. Redução de custos operacionais

A organização eficiente das áreas de armazenamento e dos corredores facilita a movimentação dos colaboradores e mercadorias, diminuindo o tempo de deslocamento e aumento da produtividade.

  1. Melhora na experiência do cliente

Um layout estruturado permite que os compradores encontrem os produtos com facilidade, tornando a navegação mais ágil e intuitiva. Isso diminui o tempo em busca, evita frustrações e melhora a satisfação geral, incentivando a fidelização e recomendações. 

  1. Aumento do ticket médio por cliente

A disposição estratégica dos produtos em áreas de maior visibilidade e proximidade de itens complementares estimula compras adicionais e por impulso. Contribuindo para o aumento de vendas e maximização do valor da compra. 

3 tipos de layout mais usados

Agora que você sabe quais os benefícios de um bom layout da loja de material de construção, conheça os tipos mais utilizados: 

  1. Layout em grade

Mais tradicional, caracterizado por corredores organizados linearmente, possibilitando a circulação previsível e eficiente. Facilita a localização dos produtos, melhora a organização do estoque e otimiza o espaço disponível. Ideal para lojas grandes com ampla variedade de itens.   

  1. Layout de fluxo livre

Ambiente mais dinâmico e criativo, sem uma estrutura rígida de corredores. Incentiva a exploração espontânea, proporcionando uma experiência de compra mais agradável e estimulando aquisições por impulso. Boa solução para espaços menores ou que buscam uma diferenciação visual. 

  1. Layout por zonas ou setores

Organizados por categorias específicas, facilita a busca e torna a experiência mais intuitiva. Ao agrupar os itens relacionados, é possível melhorar a eficiência na reposição de mercadorias e incentivar compras adicionais ao destacar insumos complementares. 

4 estratégias para otimizar o layout

Confira as 4 estratégias para otimizar o layout da loja de materiais de construção que vão tornar o ambiente mais funcional e atrativo: 

  1. Posicionamento estratégico

Coloque os produtos de maior giro na entrada para logo de cara chamar a atenção e posicione os itens complementares em um lugar próximo. 

  1. Sinalização eficiente

Indicadores visuais claros e bem posicionados ajudam a localizar produtos e setores com mais agilidade. Placas informativas, setas e etiquetas explicativas tornam a experiência mais intuitiva, diminuindo o tempo de busca e aumentando a satisfação. 

  1. Acessibilidade e fluxo do comprador

Corredores amplos e organizados são cruciais para garantir a circulação confortável, permitindo o uso de carrinhos e evitando congestionamentos.

  1. Tecnologia aplicada ao layout

Softwares especializados permitem mapear zonas de maior circulação, fornecendo dados relevantes para ajustar o layout estrategicamente. Essa abordagem possibilita encontrar as áreas de alta demanda, ajudando na otimização da disposição e gestão do espaço. 

Coloque em prática!

Gostou das dicas? Coloque as estratégias em prática no seu estabelecimento e para mais conteúdos exclusivos, acompanhe o blog do Obra Play

Deixe um comentário

Se inscrever
Notificar de
0 Comentários
Comentários em linha
Ver todos os comentários