Conheça os diferentes tipos de areia para construção. Confira as características, aplicações específicas e melhores momentos para utilizá-las.
Um dos materiais mais importantes e básicos para começar uma construção é a areia. De forma geral, para a utilização na construção civil, existem basicamente três tipos de areia: grossa, média e fina, mas também é possível encontrar por outra classificação que separa as areias de construção em areia reciclada, usinada e lavada.
Cada uma tem a utilização específica, diferenças de granulometria e outras características que interferem no resultado de cada fase da obra, como o uso em argamassa e concreto.
Aprenda a seguir todas essas características e especificidades com os detalhes mais importantes. Afinal, a escolha certa afeta a qualidade e a durabilidade dos projetos.
Areia para construção: características e granulometria
Como já dissemos, existem basicamente três tipos de areia: fina, média e grossa e outra classificação: lavada, usinada e reciclada.
Quando se trata da primeira classificação, o que determina esse tipo de separação é a granulometria da areia, isso quer dizer, o tamanho dos seus grãos. Com base no tamanho, recomenda-se um tipo de uso e traço, confira:
- Areia para construção fina
Esse tipo de areia tem em média uma granulometria entre 0,05 e 0,042mm. Utiliza-se para reboco e acabamento interno, porque confere um aspecto melhor para finalizar o ambiente com tinta ou massa.
- Areia para construção média
Já a areia média tem uma granulometria entre 0,42 e 2mm. Muito usada no preparo de argamassa que será utilizada no assentamento de tipos de tijolo, blocos e chapisco. Além disso, a areia para construção média também é empregada para traço de concreto, no preenchimento de vigas e pilares.
- Areia para construção grossa
A granulometria varia entre 2 a 4mm. Na construção civil, aplica-se a areia grossa exclusivamente em concreto e contrapiso.
3 tipos de areia para construção
Os três tipos de areia citados anteriormente (fina, média e grossa) pode-se encontrar a partir de outra classificação, a exemplo da areia lavada, usinada e reciclada. Confira a seguir as principais características de cada uma:
- Areia lavada
Também conhecida como areia natural, é a mais usada na construção civil. Principalmente nas fases iniciais de uma obra, uma vez que a partir dela é possível fazer o preparo da argamassa e do concreto que dará a sustentação aos tijolos do projeto.
Extrai-se esse tipo de areia do leito dos rios através de dragas de sucção e sua granulometria pode variar entre fina, média e grossa. Isso vai afetar a aplicação do material, que pode ser utilizado para revestimentos internos, como liso e fino, para a produção de argamassa e assentamento de blocos e tijolos ou até mesmo para ser usada para a fabricação de argamassa, chapisco e concreto.
- Areia usinada
Também chamada de areia industrializada ou areia de brita, se trata de um agregado criado a partir de britagem de rochas. Isso quer dizer que forma-se a areia usinada através da fragmentação mecânica com maestria, atendendo a todos os rigores operacionais e técnicos necessários.
Além disso, esse tipo de areia se mostra mais sustentável já que a sua produção provoca um impacto ambiental menor.
- Areia reciclada
Agrega-se a areia reciclada a partir de materiais de demolição, entulho e outros tipos de resíduos de construção da classe A. Uma das grandes vantagens em relação aos outros tipos é seu custo acessível e a redução de impactos ambientais provenientes da produção.
Porém, é importante destacar que com base nas características desse tipo de areia, a sua utilização é mais direcionada para assentamento de alvenaria de calçadas, vedação, revestimentos e contrapisos.
Escolha o tipo certo!
Então agora que você já conhece os tipos de areia, pode fazer escolhas mais assertivas nos seus próximos projetos. Para mais conteúdos como este, acompanhe o blog do Obra Play!