Conheça as inovações tecnológicas na construção civil que estão transformando a rotina das construtoras e o dia a dia da obra!
O setor construtivo já passou por muitas transformações durante o tempo. E com o avanço tecnológico, a gente sabe que essas mudanças só tendem a aumentar. As principais tendências na construção civil estão relacionadas à gestão e controle de projeto, além da reutilização de recursos, como uma solução mais econômica e sustentável.
Vamos falar sobre algumas das principais novidades da construção civil que estão cada vez mais presentes no mercado e no canteiro de obras. Confira:
6 tendências da construção civil
A busca por produtividade e eficiência nunca acaba. Por isso, a tecnologia evolui cada vez mais em todos os setores e na construção civil, estão transformando a forma como fazemos a gestão das obras ou das construtoras.
É muito importante que empresas do setor da construção civil que buscam por crescimento não parem de acompanhar as movimentações. Afinal, você não quer que a sua empresa fique para trás, certo? Ou ainda pior, que você se torne obsoleto simplesmente porque as outras empresas conseguiram acompanhar as inovações e você não!
Entre as novidades e tendências que podemos esperar do futuro estão:
1. Cidades inteligentes: já ouviu falar das smart cities?
As cidades inteligentes são projetos que incluem construções sustentáveis e soluções para melhorar a utilização de energia e recursos naturais. Essas cidades contam com soluções que vão impactar diretamente na qualidade de vida dos seus habitantes. Além de otimizar diversos processos, como o de locomoção, por exemplo.
Uma característica importante das cidades inteligentes é a conectividade, que usam pontos de informações interconectadas para melhorar a compreensão dos seus recursos e das suas operações. Por exemplo, as edificações vão gerar informações para que as próximas sejam ainda mais eficientes.
2. Bioconcreto: bactérias são o futuro da construção?
O bioconcreto é considerado um material “inteligente”, ele consegue se regenerar fechando as suas próprias rachaduras. O segredo dessa característica está na adição da bactéria Bacillus pseudofirmus à mistura do concreto. Esse microrganismo só é ativado na presença de oxigênio e água.
Dessa maneira, quando alguma fissura aparece no concreto, as bactérias têm reações químicas que resultam na formação do calcário fechando as rachaduras. Incrível, né?
Leia também:
Concreto reciclado: vantagens e desvantagens – Obra Prima
3. Inteligência artificial: não é papo de ficção científica!
Apesar de parecer papo de filme de ficção científica, a Inteligência Artificial (IA) já é muito usada na construção civil. Hoje em dia existem empresas que utilizam a IA para ajudar na gestão de crédito do mercado imobiliário, aumentar a capacidade de predição de eventos ou até para otimizar as estratégias de atendimento e relacionamento com o cliente. Esses são apenas alguns exemplos da aplicação dessa tecnologia.
Em um cenário mais avançado, existirão projetos em andamento para o desenvolvimento de robôs autônomos com habilidades de um operário de construção. Isso evita a exposição de humanos a situações de risco e o uso desses robôs permite realizar tarefas com uma precisão milimétrica.
4. Construções verdes: calma, não estamos falando da pintura…
As construções verdes, além de fazer parte das cidades inteligentes, são uma alternativa para diminuir os custos operacionais e preservar os recursos naturais. Elas são conhecidas por um tempo mais baixo para retorno de investimento e tendem a se valorizar a longo prazo.
Leia também:
Telhado Verde e a sustentabilidade: 10 vantagens dessa técnica – Obra Prima
5. Contrapiso autonivelante: inovação que gera menos custo!
Já ouviu falar disso? O contrapiso autonivelante é composto por um material com maior fluidez quando comparado com as argamassas convencionais. Assim, acaba a necessidade de realizar o desempenamento, criando um contrapiso mais fino, diminuindo o custo da obra e o tempo de entrega do projeto.
6. Sensores vestíveis: a tecnologia já virou até uniforme da construção civil!
Os dispositivos vestíveis, ou wearables, em inglês, estão sendo usados por algumas empresas como uma solução para dar mais segurança no dia a dia da obra. Esses sensores inteligentes ficam presos nas roupas ou capacetes dos colaboradores e o notificam se houve algum impacto.
Outro exemplo de como essa tecnologia vem sendo usada são os relógios inteligentes, eles medem a temperatura do corpo e alguns sinais vitais, evitando a exaustão do profissional. Essa ferramenta ainda possibilita controlar a quantidade de pessoas em uma determinada região, preservando a segurança de todos no canteiro de obras.
A tecnologia da construção civil
As inovações tecnológicas na construção civil nunca acabam. Você já deve conhecer o BIM, drones, realidade virtual, entre muitas outras que já estão mais presentes no dia a dia da obra e das construtoras.
Se ainda não está presente na sua realidade, está na hora de começar a investir um tempo em pesquisar quais soluções podem trazer mais eficácia para a sua empresa!
Uma das principais que vai ajudar no sucesso das empresas é o software de gestão de obras. Esse sistema consegue centralizar todas as informações que as construtoras precisam para tomar decisões e não acabar um projeto com menos dinheiro do que começou. Muitas construtoras estão apostando nesses sistemas para conquistar mais clientes e organizar toda a gestão de obras.
Além de acompanhar as tendências da construção civil, as construtoras, fornecedores e outros atores da cadeia produtiva também precisam de um espaço que integra todos os players do mercado, é aí que a gente entra! Mais uma inovação para a indústria da construção!
O Obra Play é uma plataforma completa que fortalece e conecta toda a cadeia da construção civil. É possível solicitar orçamentos, cadastrar vagas, interagir com clientes, encontrar fornecedores, profissionais altamente qualificados e também conteúdos exclusivos para você ficar por dentro dos principais assuntos do mercado.
Com o Obra Play é a sua construtora consegue:
- conectar-se com todo o ecossistema da construção civil;
- ter agilidade e eficiência para a sua operação;
- economizar até 30% no valor final da compra;
- encontrar os melhores profissionais para a sua obra.
Quer continuar acompanhando as inovações tecnológicas na construção civil e ficar por dentro de tudo que acontece no setor? Então, acompanhe o blog do Obra Play!